O Projeto Nov’Ellos intervém na prevenção e de Redução de Riscos e Minimização de Danos associados ao consumo de substâncias psicoactivas (SPA) sobretudo em ambientes recreativos. Este projeto teve início em Julho de 2007, sendo na altura financiado pelo Instituto da Droga e Toxicodependência, ao abrigo do Programa de Intervenção Focalizada, para o período de 24 meses. Findo esse período, desde 1 de Julho de 2009, o projeto mantém-se em funcionamento de forma voluntária, assegurado apenas com os recursos da Existências.

Desta forma, o objetivo principal do Nov’Ellos é a Redução de Riscos e Minimização de Danos associados ao consumo de SPA (lícitas e ilícitas), nomeadamente através do aumento de conhecimentos sobre as diversas substâncias, quais os seus efeitos e formas de reduzir os danos associados ao seu consumo, junto dos frequentadores de ambientes recreativos. Visa ainda desmistificar conceitos errados por parte dos indivíduos consumidores, promoção de comportamentos que reduzam os danos associados ao consumo e promoção de condições para a alteração da percepção da necessidade do recurso a estas substâncias em contextos recreativos, considerando que estes espaços se constituem como locais privilegiados para o seu consumo. Com vista à persecução destes objetivos é desenvolvido um conjunto de ações que incluem:

Distribuição de folhetos informativos e preservativos em espaços recreativos;

Prestação de informações/ esclarecimento de dúvidas sobre SPA e efeitos associados ao seu consumo;

Encaminhamento para a Existências ou outras instituições.

Para além das intervenções regulares em espaços recreativos na cidade de Coimbra, o Nov’Ellos intervém ainda nas festas académicas que se realizam nesta cidade duas vezes por ano. Este Projecto preconiza também o desenvolvimento de ações de formação/ educação, destinadas a adolescentes e jovens adultos, ações dirigidas a pais/ encarregados de educação e outros agentes educativos, assim como proprietários/ funcionários de estabelecimentos recreativos e dirigentes associativos com vista ao desenvolvimento de uma ação concertada. Pretende-se deste modo um aumento do nível de conhecimentos dos elementos da população alvo sobre fatores associados ao consumo de SPA, passível de conduzir a alterações de comportamento.

Últimos Artigos

 
 
© 2017 Associação Existências

Please publish modules in offcanvas position.