A Existências desenvolve um conjunto de actividades no âmbito das dependências, nomeadamente ao nível da Prevenção e Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) associados ao consumo de Substâncias Psicoativas (SPA) lícitas e ilícitas, sobretudo junto de consumidores de drogas por via intravenosa e junto de frequentadores de contextos recreativos.

Ao nível da Prevenção as intervenções são dirigidas a indivíduos que por questões de idade ou de opção ainda não tiveram contacto com SPA, ou apenas o fizeram a título experimental. Neste caso, as intervenções e ações, muitas vezes desenvolvidas em contexto escolar, têm como objetivo fornecer informações e educar os jovens a adotarem hábitos mais saudáveis e protetores nas suas vidas.

Da mesma forma, as intervenções centradas na RRDM pressupõem o respeito pelos princípios do Humanismo e do Pragmatismo e são executadas de forma a diminuir, limitar ou controlar os efeitos negativos relacionados com os consumos problemáticos de SPA, adotando estratégias que permitam preservar a consciência da sua dignidade humana. Assim sendo, estas intervenções partem do reconhecimento da liberdade de os indivíduos optarem pelo consumo e procuram contribuir para a melhoria das condições de vida dos consumidores, incluindo, entre outras, o desenvolvimento de ações de sensibilização e informação, bem como a distribuição de material informativo e preventivo.

Últimos Artigos

 
 
© 2017 Associação Existências

Please publish modules in offcanvas position.